Linguagem no feminino

Linguagem no feminino

A ABRATANTRA assumiu como um de seus valores a defesa do feminino e do matriarcado. Em uma sociedade patriarcal, optar pelo uso do gênero feminino para dar visibilidade, discursivamente, às mulheres, configura uma forma de resistência e de afirmação desse valor fundante.

Na gramática, o uso do masculino genérico é visto como “gênero não marcado”, ou seja, usá-lo não dá a entender que todos os sujeitos sejam homens ou mulheres — ele é inespecífico. Por ser algo cotidiano, é difícil pensar nas implicações sócio-culturais de empregar o masculino genérico, mas é um tema que merece reflexão, porque pode ocultar uma forma de marcar a hierarquização de gêneros na sociedade, priorizando o masculino e invisibilizando o feminino. Talvez possa soar estranho ou inadequado para algumas pessoas, mas nosso propósito é, à despeito da norma culta oficial de nossa língua, prestar uma homenagem e um respeito ao Sagrado Feminino.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As postagens e artigos deste Blog são de responsabilidade de suas autoras e não expressam necessariamente a opinião da Abratantra, que se manifestará sempre editorialmente.

Mais de 100 Terapeutas Tântricas e Tântricos associadas