Sexo, Ansiedade e Respiração

Poucas coisas têm causado mais ansiedade nas pessoas do que o sexo.

Regina Navarro Lins, em seu livro “A Cama na Varanda” (recomendo muito), diz que: “Muitas vezes, partir para uma relação sexual causa tanta ansiedade quanto participar de um embate decisivo. ”

É tanta preocupação por performance no momento de uma relação sexual, que parece mais uma competição para autoafirmação, do que um momento de carinho, conexão, prazer e liberdade.

Mas vou dar aqui uma dica rápida que vai aliviar bastante os sintomas de ansiedade e tornar a sua noite (ou dia) muito mais agradável.

José Ângelo Gaiarsa, no livro Respiração, Angústia e Renascimento, diz que a ansiedade desperta e alimenta maus pensamentos e que a sensação de fato ruim, é a ameaça real e crescente imposta pela respiração cada vez mais contida.

De fato, se você reparar, verá que sempre que a ansiedade bate, sua respiração está presa, quase não se movimenta, e é isso que leva aquela sensação ruim.

Então, a dica é. RESPIRE, preste atenção à sua respiração e respire de forma ampla e profunda. Em caso de ansiedades mais fortes, você pode fazer uma respiração rápida e superficial por um minuto, aquela respiração de “cachorrinho cansado”. Assim você consegue aliviar aquela sensação ruim de ansiedade e perceber com mais clareza o que está acontecendo.

– Bruno Lima / Surya Shanti | @brunolimaterapeuta | Terapeuta Tântrico Renascedor

Créditos da Imagem: freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As postagens e artigos deste Blog são de responsabilidade de suas autoras e não expressam necessariamente a opinião da Abratantra, que se manifestará sempre editorialmente.

Mais de 100 Terapeutas Tântricas e Tântricos associadas