Terapêutica Tântrica: Praxis e Ética, por Julio Zorba

A terapêutica tântrica reúne um conjunto de abordagens terapêuticas corporalistas que partem da assimilação ou ao menos da busca pela compreensão e pelo entendimento de um conjunto milenar de saberes e práticas tântricas em todas as suas dimensões.

Distingui-se, no entanto, da dimensão vivencial tântrica, “strictu sensu”, porque não se expressa em sua condição de consciência personalíssima ou individual e pressupõe a criação de um ambiente terapêutico de interação terapeuta – paciente, comumente chamado de “interagente”. É nesse contexto, que se inscreve o debate e o aprofundamento acerca da Práxis e da Ética na condução de terapias tântricas, das condutas de terapeutas tântricas e tântricos e do exercício profissional em settings de atendimento.

Não se trata aqui, sob pena de descaracterização do próprio sentido do Tantra, de opor julgamentos à prática e às vivências tântricas, que partem da aceitação plena e da desrepressão. Como expressão vivencial é pleno de liberdade. Tão pouco de sujeitar o debate à uma análise das distorções teórico-sociais da “ética” ao longo do tempo e de sua apropriação semântica e referencial pela “moral”.

Acredito que deve-se ter parâmetros claros para o que se faz, como se faz e por que se faz com a terapia tântrica, voltados para o aumento da qualidade da proposta de uma terapia com responsabilidade social; a redução das possibilidades de erros, desvios e/ou práticas abusivas.

Assim, passa a terapeuta tântrica ou tântrico a ser, efetivamente comprometido com a qualificação de seu aprendizado, com a saúde física e mental de seus integrantes, com a qualidade das respostas, com a conduta técnica e afetivamente responsável.

Esse é um tema de fronteira, do qual não teremos como nos eximir como profissionais e como categoria e a ABRATANTRA, cumprindo sua prerrogativa e papel, se abre ao debate com a proposição de um Código de Conduta Profissional de Terapeutas Tântricas e Tântricos, que você pode consultar nesse Site.

Julio Filgueira – Deepak Zorba – Coordenador Geral em exercício

Blog: www.megustaeltantra.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As postagens e artigos deste Blog são de responsabilidade de suas autoras e não expressam necessariamente a opinião da Abratantra, que se manifestará sempre editorialmente.

Mais de 100 Terapeutas Tântricas e Tântricos associadas